O QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NO MATERIAL?

Uma multinacional líder no segmento de geração de energia renovável consolidou sua infraestrutura de redes de TI e TO com a InternetSat utilizando tecnologia Fortinet®. Dada a complexidade do negócio, projetamos uma solução robusta, de alta disponibilidade que permitiu resolver rapidamente o dia a dia das operações do cliente, especialmente em questões envolvendo tecnologia e comunicação regulatória no setor. A Fortinet nos ofereceu maior estabilidade, segurança em nossa infraestrutura de rede e melhoria na qualidade e velocidade dos processos de automação e redes corporativas.

Visão geral

Presente no Nordeste Brasileiro desde 2018, a empresa europeia de geração de energia com foco em energia renovável mirou o mercado solar no Brasil devido ao seu significativo e potencial mercado a longo prazo. Desde então, a geradora está participando ativamente no desenvolvimento de projetos de energias renováveis no país e firmou parcerias com empresas do setor para projetos de desenvolvimento solar com capacidades combinadas de 1GW.


Fundada em 2007, a companhia opera em mais de 27 países e aposta em diversificação, baterias e transição energética para consolidar liderança nos mercados em que atua. No Brasil, suas usinas são conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e estão localizadas em regiões distantes com baixa capilaridade de infraestrutura de tecnologia e telecomunicações. 

Capilaridade

Devido às condições de localização remota das operações, a empresa sempre teve o desafio de garantir conectividade robusta e segurança cibernética para suas operações de TI e TO, bem como o controle e gestão da sua infraestrutura de rede devido à forte regulação por parte do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país. O modelo de concessão definido pelo ONS para subestações e usinas despachadas considera a comunicação com estes como um dos pontos mais sensíveis da operação.

Agilidade

Além disso, a empresa não tinha ferramentas para aplicar simultaneamente políticas de segurança avançada em vários dispositivos ao mesmo tempo, tornando a resolução de problemas uma tarefa longa e cansativa. A equipe também não tinha a agilidade necessária para atualizar e gerenciar a infraestrutura de rede.

#Cibersegurança

Impacto nos negócios

01

Centralização

Infraestrutura de rede centralizada e administração unificada com uma única

plataforma de gestão;

02

Tempo real

Visibilidade abrangente e em tempo real para a rede operativa;

03

Produtividade

Estabilidade da rede e aumento da produtividade em lugares de difícil acesso;

04

Segurança avançada

Segurança otimizada com

soluções avançadas de proteção;

segregação da rede de TI (corporativa) e da rede de OT (operação e supervisão)

        A partir de 2023, a empresa iniciou a implantação do FortiGate Next-Generation Firewall (NGFW) em cada novo projeto que colocava em operação com o objetivo de alcançar uma infraestrutura de rede protegida e unificada. 

 

Ao segmentar a rede e fornecer funcionalidades essenciais de segurança como filtragem de conteúdo e IPS (sistema de prevenção de intrusão), o FortiGate protege todos os dados e servidores, além de garantir que 100% das informações coletadas na usina sejam envia das ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), como dados de supervisão SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition), que medem a quantidade de energia gerada pela usina. A filtragem segura dos dados do ambiente de Tecnologia Operacional (OT, por sua sigla em inglês) trouxe também grande estabilidade, reduzindo a taxa de perda de pacotes de dados devido ao não rastreamento das informações.

 

Com a solução de cibersegurança Fortinet da InternetSat implantada, o cliente também resolveu a questão da segregação da rede de TI (corporativa) e da rede de OT (operação e supervisão) da usina de geração de energia.


Agora temos servidores isolados e ambientes protegidos, com uma rede corporativa completamente separada da rede de operação e supervisão. Os equipamentos OT não podem ser acessados pela Internet, como é exigido nos Procedimentos de Rede e na Rotina Operacional de Cibersegurança do ONS, a RO-CB-BR.01”, complementa o IT Manager da empresa.

 

Hoje, todo o ambiente OT das usinas fotovoltaicas da geradora conectados ao ONS através dos canais MPLS fornecidos pela InternetSat, é gerenciado com soluções Fortinet. É uma operação crítica que precisa estar operacional 24 horas por dia, 7 dias por semana, dada a criticidade da operação. A preocupação se justifica, já que é através da transmissão de dados da usina de forma segura que os órgãos reguladores se baseiam para despachar e controlar o Sistema Interligado Nacional 24 horas por dia.

 

A rede corporativa de acesso à internet pública e telefonia pública fornecidos pela InternetSat para todas as áreas administrativas e operacionais são fornecidos via Fortinet – algo que não era possível antes do projeto. Com essas ferramentas, a empresa agora oferece 100% de disponibilidade de rede, um avanço na comparação com o passado, quando os problemas de conectividade eram frequentes e impactavam constantemente a operação e o negócio.

DOWNLOAD DO CONTEÚDO

Visibilidade e recursos

  • 1. FortiManager

    A empresa também buscava uma ferramenta para consolidar a conectividade e a gestão da infraestrutura de rede em todas suas unidades. A InternetSat decidiu utilizar, então, o FortiManager como orquestrador de todas as soluções Fortinet. 


    Nós realmente precisávamos ter uma gestão completa da infraestrutura. A Fortinet nos permite ter um ambiente unificado que responde às necessidades da operação de nosso cliente. Com o FortiManager, todos os firewalls das redes de TI e OT são gerenciados e controlados com o mesmo padrão”, afirma Gilmar Souza, Gerente de Vendas e Marketing da InternetSat.


    Com o FortiManager, agora a geradora ainda pode ver detalhes específicos como o status da rede, quem está se conectando ou mesmo o nível de conexão de um dispositivo em tempo real. 

  • 2. FortiAnalyzer

    A geradora adicionou ainda a solução FortiAnalyzer de gerenciamento de logs em sua infraestrutura de redes, ferramenta para análise e elaboração de relatórios com objetivo de prevenir ataques externos.


    Ao ter visibilidade completa da rede a partir de um único ponto, a empresa reduziu em 90% o tempo gasto para identificar problemas, reunindo toda a rede e visibilidade de segurança em um único dashboard de tecnologia. Com os sistemas anteriores, a equipe de TI não sabia quem estava conectado ou o que estava sendo feito na rede – o que colocava em risco constante as informações e aplicações críticas.

  • 3. FortiClient

    A InternetSat garantiu ainda aos colaboradores, por meio do FortiClient, um acesso seguro a locais remotos, tanto em ambientes corporativos como industriais. Além disso, com a implementação de VPN site to site, a empresa foi capaz de monitorar, em tempo real e remotamente, toda a malha VPN criada. 


    O gerenciamento centralizado da rede aumentou a eficiência do cliente na solução de problemas. Em caso de ocorrer um problema, o time de TI pode acessar rapidamente qualquer ponto da rede e fazer imediatamente os ajustes necessários, economizando não somente tempo, mas também custos de viagem e aumentando a produtividade e o bem-estar do time de TI.

     

    Além disso, a companhia pode agora contar com políticas de acesso, atualizações de software e regras de segurança para vários dispositivos a partir de um único local.


  • 4. Fortinet Security Fabric

    Ao integrar a ferramenta na plataforma Fortinet Security Fabric, o cliente passou a obter relatórios detalhados que a ajudam a descobrir possíveis ameaças e tomar decisões em tempo real de forma centralizada, além de gerenciar todos os dados de TI e OT, aplicação crucial para atender ao Procedimentos de Rede e Cibersegurança do ONS.

  • 5. SOC (Security Operations Center)

    Com a Fortinet, o alcance em segurança, controle de acesso, orquestração, padronização, gerenciamento, visibilidade e monitoramento da rede a partir de nosso SOC (Security Operations Center) permitiu avançar e levar as operações de nosso cliente para um próximo nível”, afirma Gilmar Souza, Gerente de Vendas e Marketing da InternetSat.


quotesArtboard 1 copy 2

“A consideração mais importante que influenciou nossa escolha da Fortinet foi que podemos supervisionar a infraestrutura da rede de forma centralizada. Nossa equipe está mais bem posicionada para atender às necessidades exclusivas de infraestrutura de redes, cibersegurança e telecomunicações dos clientes em qualquer lugar do Brasil, garantindo confiabilidade para operações críticas. Temos o prazer de servir como parceiro exclusivo de tecnologia, oferecendo uma solução de tecnologia única e personalizada que irá maximizar a eficiência operacional de nossos clientes.”

Gilmar Medeiros de Souza

Sales Manager da InternetSat


About Fortinet®

A Fortinet é uma empresa americana especializada em equipamentos de segurança de rede. Se destaca como uma das principais empresas de desenvolvimento e comercialização de softwares, produtos e serviços de cibersegurança: firewalls, antivírus, segurança de dispositivos de usuários e prevenção de intrusão.

About Operador Nacional do Sistema (ONS)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país.

About InternetSat

A InternetSat atua no setor elétrico como o parceiro ideal de integração de tecnologias de redes, cibersegurança, cloud computing e telecomunicações para conexão de usinas e subestações com Centros de Operação Remoto (COS O&M), com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Oferecemos soluções de Hospedagem de Servidores SCADA, Gestão de Redes TI/TO, Cibersegurança e Telecomunicações para conexão de dados e voz dos agentes aos órgãos reguladores.


Onde estamos?

Alameda Rio Negro, 503 – 12º andar, Conjunto 1212 - Edifício Escritórios Rio Negro – Alphaville, CEP: 06454-000 | Barueri (SP) 

Siga-nos nas redes sociais

Siga nossas redes sociais, inscreva-se no nosso canal do Youtube, curta, comente, compartilhe.

Share by: