Cibersegurança: Empresa que atua no segmento de geração de energia renovável consolida infraestrutura de redes de TI e TO com a
InternetSat
utilizando tecnologia Fortinet.
Presente no Nordeste Brasileiro desde 2018, a empresa europeia de geração de energia com foco em energia renovável mirou o mercado solar no Brasil devido ao seu significativo e potencial mercado a longo prazo. Desde então, a geradora está participando ativamente no desenvolvimento de projetos de energias renováveis no país e firmou parcerias com empresas do setor para projetos de desenvolvimento solar com capacidades combinadas de 1GW.
Fundada em 2007, a companhia opera em mais de 27 países e aposta em diversificação, baterias e transição energética para consolidar liderança nos mercados em que atua. No Brasil, suas usinas são conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e estão localizadas em regiões distantes com baixa capilaridade de infraestrutura de tecnologia e telecomunicações.
Devido às condições de localização remota das operações, a empresa sempre teve o desafio de garantir conectividade robusta e segurança cibernética para suas operações de TI e TO, bem como o controle e gestão da sua infraestrutura de rede devido à forte regulação por parte do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país. O modelo de concessão definido pelo ONS para subestações e usinas despachadas considera a comunicação com estes como um dos pontos mais sensíveis da operação.
Além disso, a empresa não tinha ferramentas para aplicar simultaneamente políticas de segurança avançada em vários dispositivos ao mesmo tempo, tornando a resolução de problemas uma tarefa longa e cansativa. A equipe também não tinha a agilidade necessária para atualizar e gerenciar a infraestrutura de rede.
“Temos que escolher soluções robustas que permitam resolver rapidamente o dia a dia de nossas operações, especialmente em questões envolvendo tecnologia e comunicação. A Fortinet nos oferece maior estabilidade, segurança em nossa infraestrutura de rede e melhoria na qualidade e velocidade dos processos com nossos colaboradores”, comenta o decisor e IT Manager da companhia.
A partir 2023, a empresa iniciou a implantação do FortiGate Next-Generation Firewall (NGFW) em cada novo projeto que colocava em operação com o objetivo de alcançar uma infraestrutura de rede protegida e unificada.
Ao segmentar a rede e fornecer funcionalidades essenciais de segurança como filtragem de conteúdo e IPS (sistema de prevenção de intrusão), o FortiGate protege todos os dados e servidores, além de garantir que 100% das informações coletadas na usina sejam enviadas ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), como dados de supervisão SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition), que medem a quantidade de energia gerada pela usina. A filtragem segura dos dados do ambiente de Tecnologia Operacional (OT, por sua sigla em inglês) trouxe também grande estabilidade, reduzindo a taxa de perda de pacotes de dados devido ao não rastreamento das informações.
Com a solução de cibersegurança Fortinet da InternetSat implantada, o cliente também resolveu a questão da segregação da rede de TI (corporativa) e da rede de OT (operação e supervisão) da usina de geração de energia.
“Agora temos servidores isolados e ambientes protegidos, com uma rede corporativa completamente separada da rede de operação e supervisão. Os equipamentos OT não podem ser acessados pela Internet, como é exigido nos Procedimentos de Rede e na Rotina Operacional de Cibersegurança do ONS, a RO-CB-BR.01”, complementa o IT Manager da empresa.
Hoje, todo o ambiente OT das usinas fotovoltaicas da geradora conectados ao ONS através dos canais MPLS fornecidos pela InternetSat, é gerenciado com soluções Fortinet. É uma operação crítica que precisa estar operacional 24 horas por dia, 7 dias por semana, dada a criticidade da operação. A preocupação se justifica, já que é através da transmissão de dados da usina de forma segura que os órgãos reguladores se baseiam para despachar e controlar o Sistema Interligado Nacional 24 horas por dia.
A rede corporativa de acesso à internet pública e telefonia pública fornecidos pela InternetSat para todas as áreas administrativas e operacionais são fornecidos via Fortinet – algo que não era possível antes do projeto. Com essas ferramentas, a empresa agora oferece 100% de disponibilidade de rede, um avanço na comparação com o passado, quando os problemas de conectividade eram frequentes e impactavam constantemente a operação e o negócio.
A empresa também buscava uma ferramenta para consolidar a conectividade e a gestão da infraestrutura de rede em todas suas unidades. A InternetSat decidiu utilizar, então, o FortiManager como orquestrador de todas as soluções Fortinet.
“Nós realmente precisávamos ter uma gestão completa da infraestrutura. A Fortinet nos permite ter um ambiente unificado que responde às necessidades da operação de nosso cliente. Com o FortiManager, todos os firewalls das redes de TI e OT são gerenciados e controlados com o mesmo padrão”, afirma Gilmar Souza, Gerente de Vendas e Marketing da InternetSat.
A geradora adicionou ainda a solução FortiAnalyzer de gerenciamento de logs em sua infraestrutura de redes, ferramenta para análise e elaboração de relatórios com objetivo de prevenir ataques externos. Ao integrar a ferramenta na plataforma Fortinet Security Fabric, o cliente passou a obter relatórios detalhados que a ajudam a descobrir possíveis ameaças e tomar decisões em tempo real de forma centralizada, além de gerenciar todos os dados de TI e OT, aplicação crucial para atender ao Procedimentos de Rede e Cibersegurança do ONS.
Ao ter visibilidade completa da rede a partir de um único ponto, a empresa reduziu em 90% o tempo gasto para identificar problemas, reunindo toda a rede e visibilidade de segurança em um único dashboard de tecnologia. Com os sistemas anteriores, a equipe de TI não sabia quem estava conectado ou o que estava sendo feito na rede – o que colocava em risco constante as informações e aplicações críticas.
Com o FortiManager, agora a geradora ainda pode ver detalhes específicos como o status da rede, quem está se conectando ou mesmo o nível de conexão de um dispositivo em tempo real.
“A consideração mais importante que influenciou nossa escolha da Fortinet foi que podemos supervisionar a infraestrutura da rede de forma centralizada”, diz Gilmar.
A InternetSat garantiu ainda aos colaboradores, por meio do FortiClient, um acesso seguro a locais remotos, tanto em ambientes corporativos como industriais. Além disso, com a implementação de VPN site to site, a empresa foi capaz de monitorar, em tempo real e remotamente, toda a malha VPN criada.
O gerenciamento centralizado da rede aumentou a eficiência do cliente na solução de problemas. Em caso de ocorrer um problema, o time de TI pode acessar rapidamente qualquer ponto da rede e fazer imediatamente os ajustes necessários, economizando não somente tempo, mas também custos de viagem e aumentando a produtividade e o bem-estar do time de TI.
Além disso, a companhia pode agora contar com políticas de acesso, atualizações de software e regras de segurança para vários dispositivos a partir de um único local.
“Com a Fortinet, o alcance em segurança, controle de acesso, orquestração, padronização, gerenciamento e visibilidade da rede permitiu avançar e levar as operações de nosso cliente para um próximo nível”, afirma Gilmar.
“Nossa equipe está mais bem posicionada para atender às necessidades exclusivas de infraestrutura de redes, cibersegurança e telecomunicações dos clientes em qualquer lugar do Brasil, garantindo confiabilidade para operações críticas”, disse Gilmar. “Temos o prazer de servir como parceiro exclusivo de tecnologia, oferecendo uma solução de tecnologia única e personalizada que irá maximizar a eficiência operacional de nossos clientes.”
Sobre a Companhia
Com foco em energia renovável e um marco regulatório bem desenvolvido, o mercado solar no Brasil tem um potencial significativo de longo prazo. A empresa está participando ativamente no desenvolvimento de projetos solares no país. A geradora firmou parcerias com outras empresas do setor para projetos de desenvolvimento solar no Brasil e continua a investir continuamente.
Sobre o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país. O modelo de concessão definido pelo ONS para subestações e usinas despachadas considera a comunicação com estes como um dos pontos mais sensíveis da operação. Por isso, a regulamentação exige que estes agentes se conectem à Centros Regionais para despacho em tempo real, por meio de dois sites (enlaces) distintos, denominados: Sistema Local de Aquisição de Dados (SAL) e Sistema Remoto de Aquisição de Dados (SAR). Eles devem prover 99,98% de disponibilidade e ainda estarem em caminhos (rotas) não colapsadas, ou seja, caminhos totalmente distintos. A preocupação se justifica, já que é através da transmissão de dados e de voz que o órgão se baseia para despachar e controlar o Sistema Interligado Nacional 24 horas por dia.
Sobre a InternetSat
A InternetSat atua no setor elétrico como o parceiro ideal de integração de tecnologias de redes, cibersegurança, cloud computing e telecomunicações para conexão de usinas e subestações com Centros de Operação Remoto (COS O&M), com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Oferecemos soluções de Hospedagem de Servidores SCADA, Gestão de Redes TI/TO, Cibersegurança e Telecomunicações para conexão de dados e voz dos agentes aos órgãos reguladores.
Sobre a Fortinet
Fundada há mais de 20 anos em Sunnyvale, Califórnia, a Fortinet continua a ser uma força motriz na evolução da segurança cibernética e na convergência de rede e segurança. Sua missão é proteger pessoas, dispositivos e dados em todos os lugares. Para isso, seu portfólio com mais de 50 produtos de nível empresarial é a maior oferta integrada disponível, oferecendo segurança cibernética comprovada em todos os lugares onde quer sua empresa precise. Mais de 755.000 clientes confiam nas soluções Fortinet, que estão entre as mais implantadas, patenteadas e validadas do setor.
Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba como podemos ajudar a proteger seu negócio contra as ameaças cibernéticas do futuro.
InternetSat® é uma marca comercial e marca registrada. Todos os outros nomes de marcas, nomes de produtos ou marcas registradas pertencem a seus respectivos proprietários.
©2024 InternetSat. Todos os direitos reservados.
Integradora de soluções de tecnologia, telecom, datacenter, cloud computing, cibersegurança e serviços gerenciados para o mercado corporativo. Desenhamos, implantamos e gerimos a solução adequada de acordo com a necessidade de cada cliente.
Todos os direitos reservados.
Segunda a Sexta Feira das 9h às 18h
Telefone: +55 (11) 4063 8870
E-mail: comercial@internetsat.com.br
Telefone: +55 (11) 4063 8870 (Opção 2)
E-mail: suporte@internetsat.com.br